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MATEMÁTICA

Kbruch (Linux): Mostra duas frações que podem ser modificadas para descobrir qual se equivale. Também tem perguntas com operações entre frações (divididas por tipo de operação).

GeoGebra (Linux): Criar formas geométricas e trabalhar com medições relacionadas. Números positivos e negativos.

Jogo de Matemática (Linux): Joguinho que une destruição de asteróides com contas das 4 operações. Antes de abrir deve-se baixar o volume do som do computador.
Rede (Network): É possível competir com colegas em rede. Para isso, o professor cria um servidor (no próprio menu do jogo) e depois os alunos escolhem o jogo em rede.
Factoroids: Clicar no jogo “Fatores”. Neste jogo você controla uma nave e deve destruir os asteróides ao redor. Para isso, é preciso digitar um número que possa dividir o número que está no asteróide e depois atirar com as teclas “Enter” ou “Espaço”.

GCompris (Linux)
Ovelha > cálculo > multiplicação: o jogo apresenta contas aleatórias de cada tabuada. Primeiro vem as contas do multiplicador 1. Se o jogador acertou todas, passam a aparecer contas com o multiplicador 2. E assim por diante.

Números
Construindo Torres: sequência númerica com números entre 0 e 50.
Estacionamento: Sequência numérica, lateralidade, coluna e linha.
Quatro cores: Quantificação/valoração e lógica. Cada uma das 4 cores tem um valor diferente de pontos. Deve-se pintar a figura dentro do limite de pontos estipulado.

Cálculos
Corrida de multiplicação: Carro que acelera a cada resultado correto. Joga-se com outros jogadores na Rede.
Math Mountain: Competição contra a máquina ou com 2 jogadores. Aparecem contas das 4 operações. Dependendo do nível de dificuldade da conta, a personagem pode avançar mais degraus.
Jogo da caixa: jogando dois dados deve-se somar o resultado e fechar caixas que tenham a mesma soma.
Gate: sequência númerica e casas decimais. Clique em “Practice” para entender o jogo. As quantidades de cada tecla aparecem durante o jogo.

Bolhas: jogo de multiplicação para responder as contas de tabuada. Possui tempo mas não é tão rápido.

Roleta da Multiplicação: números aleatório para multiplicar por 1, por 10, por 100 ou por 1 000.

Arithmetic: Jogo para decorar a tabuada visualmente.

Math Mics 2: o helicóptero tem que atirar na bomba atômica e o aluno tem que acertar a conta de adição (soma).

Meteoro da Multiplicação: as contas ficam ao redor da nave e o resultado de uma delas aparece no meio. O jogador deve achar a conta certa para atirar.

Pulo do Pinguim: Jogo de multiplicação contra outros jogadores da Rede. E preciso escolher o gelo que contém o resultado da conta que aparece.

Quebra-Cabeça da multiplicação: Coloque a peça no resultado da conta.

Corrida Espacial da Multiplicação: Aparecem duas contas. Coloque o resultado de uma e o foguete desviará para a direita ou para a esquerda.

Abóbora multipla (fantasminha): O objetivo é colocar os múltiplos da tabuada escolhida no cesto. Não é preciso pegar todos. O importante é não errar e colocar um numero que não faz parte da tabuada.

Vestir a Matemática: Jogo para meninas (por gosto comum). O jogo mostra os acertos e erros nas respostas. O jogador deve achar a resposta certa entre 5 opções. Como prêmio, a menina veste uma roupa ou muda o visual.

Esqueitista matemático (skate): Jogo lento. As opções de resposta da conta aparecem na tela e você deve digitar a ordem da resposta (resposta nº 1 ou 2, ou 3 ou 4).

Ataque da Matemática (Trê Espiãs Demais): Jogo de subtração. São três opções de resultado. Se você acerta, a espiã bate no robô. Se erra, leva supapo.

Supermercado: É dada uma lista de compras ao jogador e a quantidade de dinheiro que ele terá para comprar.
http://www.inf.ufsc.br/~fabiane.benitti/supermercadovirtual/#

Mat Man: jogo de come-come. O jogador precisa pegar as interrogações (?) antes de poder comer um fantasminha. Cada fantasminha contém um número. Deve-se resolver a equação (4 operações e nºs negativos) para saber qual fantasminha podemos derrotar.

Enigma das frações: Jogo de perguntas só sobre frações com historia de fundo. Também envolve numero decimais e frações visuais.

Calcule e Pinte: descubra o resultado da soma para pintar com a cor correta.

Compras no Supermercado: É colocado um valor para gastar e o jogador precisa somar o preço de um produto de cada prateleira para chegar a tal valor.

Geometria
Drawfender: Desenhe um abrigo para salvar o homem.

Cargo Bridge: Lógica, atenção, física, geometria. Construir pontes que não caiam para os trabalhadores poderem passar.

Dinheiro
Notorious Inc.: Indicado a partir do 3º ano. Você encarna a personagem de um diretor de empresa que compra produtos baratos no mercado obscuro e vende a preços altos. O jogo exercita basicamente a utilização de dinheiro. Além disso, é possível trabalhar a ética de mercado e as diferenças de economia e condições de trabalho em diferentes países.

Money Tree: Indicado do 1º ao 3º ano. Associa o dinheiro ao trabalho e mostra parte do processo dos frutos. Você deve capturar e arrastar as folhas até a árvore para que ela dê flores. Depois as flores se transformam em fruto que podem ser colhidos e, assim, ganha-se dinheiro. Se demorar, eles caem e valem menos.

Deli Creations: Você é um atendente de lanchonete e deve preparar o pedido dos clientes antes que eles percam a paciência. Cada pedido feito com sucesso é pago com moedas em cima do balcão.

Burger Bonanza: Outro jogo de preparar lanches.

Sim Taxi: Você ganha dinheiro honestamente levando passageiros. A seta branca indica onde você deve pegar o passageiro ou deixá-lo.

Álgebra
Balança de álgebra: O aluno deve montar os dois lados da igualdade (equação) na balança. Depois é só fazer experiências somando e diminuindo números dos dois lados da equação e será mostrada visualmente a nova equação.
Equação de 1º grau: Questões para resolver equações.

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