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MATEMÁTICA
Kbruch (Linux):
Mostra duas frações que podem ser modificadas para descobrir qual se equivale.
Também tem perguntas com operações entre frações (divididas por tipo de
operação).
GeoGebra (Linux):
Criar formas geométricas e trabalhar com medições relacionadas. Números
positivos e negativos.
Jogo de Matemática
(Linux): Joguinho que une destruição de asteróides com contas das 4
operações. Antes de abrir deve-se baixar o volume do som do computador.
Rede (Network): É possível competir com colegas em rede. Para isso,
o professor cria um servidor (no próprio menu do jogo) e depois os alunos
escolhem o jogo em rede.
Factoroids: Clicar no jogo “Fatores”. Neste jogo você controla uma
nave e deve destruir os asteróides ao redor. Para isso, é preciso digitar um
número que possa dividir o número que está no asteróide e depois atirar com as
teclas “Enter” ou “Espaço”.
GCompris (Linux)
Ovelha > cálculo > multiplicação: o jogo apresenta contas
aleatórias de cada tabuada. Primeiro vem as contas do multiplicador 1. Se o
jogador acertou todas, passam a aparecer contas com o multiplicador 2. E assim
por diante.
Números
Construindo Torres: sequência númerica com números entre 0 e 50.
Estacionamento: Sequência numérica, lateralidade, coluna e linha.
Quatro cores: Quantificação/valoração e lógica. Cada uma das 4
cores tem um valor diferente de pontos. Deve-se pintar a figura dentro do
limite de pontos estipulado.
Cálculos
Corrida de multiplicação: Carro que acelera a cada resultado
correto. Joga-se com outros jogadores na Rede.
Math Mountain: Competição contra a máquina ou com 2 jogadores.
Aparecem contas das 4 operações. Dependendo do nível de dificuldade da conta, a
personagem pode avançar mais degraus.
Jogo da caixa: jogando dois dados deve-se somar o resultado e
fechar caixas que tenham a mesma soma.
Gate: sequência númerica e casas decimais. Clique em “Practice”
para entender o jogo. As quantidades de cada tecla aparecem durante o jogo.
Bolhas: jogo de multiplicação para responder as contas de tabuada.
Possui tempo mas não é tão rápido.
Roleta da Multiplicação: números aleatório para multiplicar por 1,
por 10, por 100 ou por 1 000.
Arithmetic: Jogo para decorar a tabuada visualmente.
Math Mics 2: o helicóptero tem que atirar na bomba atômica e o
aluno tem que acertar a conta de adição (soma).
Meteoro da Multiplicação: as contas ficam ao redor da nave e o
resultado de uma delas aparece no meio. O jogador deve achar a conta certa para
atirar.
Pulo do Pinguim: Jogo de multiplicação contra outros jogadores da
Rede. E preciso escolher o gelo que contém o resultado da conta que aparece.
Quebra-Cabeça da multiplicação: Coloque a peça no resultado da
conta.
Corrida Espacial da Multiplicação: Aparecem duas contas. Coloque o
resultado de uma e o foguete desviará para a direita ou para a esquerda.
Abóbora multipla (fantasminha): O objetivo é colocar os múltiplos
da tabuada escolhida no cesto. Não é preciso pegar todos. O importante é não
errar e colocar um numero que não faz parte da tabuada.
Vestir a Matemática: Jogo para meninas (por gosto comum). O jogo
mostra os acertos e erros nas respostas. O jogador deve achar a resposta certa
entre 5 opções. Como prêmio, a menina veste uma roupa ou muda o visual.
Esqueitista matemático (skate): Jogo lento. As opções de resposta
da conta aparecem na tela e você deve digitar a ordem da resposta (resposta nº
1 ou 2, ou 3 ou 4).
Ataque da Matemática (Trê Espiãs Demais): Jogo de subtração. São
três opções de resultado. Se você acerta, a espiã bate no robô. Se erra, leva
supapo.
Supermercado: É dada uma lista de compras ao jogador e a quantidade
de dinheiro que ele terá para comprar.
http://www.inf.ufsc.br/~fabiane.benitti/supermercadovirtual/#
http://www.inf.ufsc.br/~fabiane.benitti/supermercadovirtual/#
Mat Man: jogo de come-come. O jogador precisa pegar as
interrogações (?) antes de poder comer um fantasminha. Cada fantasminha contém
um número. Deve-se resolver a equação (4 operações e nºs negativos) para saber
qual fantasminha podemos derrotar.
Enigma das frações: Jogo de perguntas só sobre frações com historia
de fundo. Também envolve numero decimais e frações visuais.
Calcule e Pinte: descubra o resultado da soma para pintar com a cor
correta.
Compras no Supermercado: É colocado um valor para gastar e o
jogador precisa somar o preço de um produto de cada prateleira para chegar a
tal valor.
Geometria
Drawfender: Desenhe um abrigo para salvar o homem.
Cargo Bridge: Lógica, atenção, física, geometria. Construir pontes
que não caiam para os trabalhadores poderem passar.
Dinheiro
Notorious Inc.: Indicado a partir do 3º ano. Você encarna a
personagem de um diretor de empresa que compra produtos baratos no mercado
obscuro e vende a preços altos. O jogo exercita basicamente a utilização de
dinheiro. Além disso, é possível trabalhar a ética de mercado e as diferenças de
economia e condições de trabalho em diferentes países.
Money Tree: Indicado do 1º ao 3º ano. Associa o dinheiro ao
trabalho e mostra parte do processo dos frutos. Você deve capturar e arrastar
as folhas até a árvore para que ela dê flores. Depois as flores se transformam
em fruto que podem ser colhidos e, assim, ganha-se dinheiro. Se demorar, eles
caem e valem menos.
Deli Creations: Você é um atendente de lanchonete e deve preparar o
pedido dos clientes antes que eles percam a paciência. Cada pedido feito com
sucesso é pago com moedas em cima do balcão.
Burger Bonanza: Outro jogo de preparar lanches.
Sim Taxi: Você ganha dinheiro honestamente levando passageiros. A seta
branca indica onde você deve pegar o passageiro ou deixá-lo.
Álgebra
Balança de álgebra: O aluno deve montar os dois lados da igualdade
(equação) na balança. Depois é só fazer experiências somando e diminuindo
números dos dois lados da equação e será mostrada visualmente a nova equação.
Equação de 1º grau: Questões para resolver equações.
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